Como conservar os tinteiros

Conselhos para cuidar dos tinteiros


Para alargar a vida útil da sua impressora, é necessário fazer um uso correto dos tinteiros. Para isso, mostramos em seguida os conselhos básicos para a manutenção dos tinteiros.

As temperaturas extremas nunca são boas aliadas dos produtos tecnológicos, e por isso, também dos tinteiros. Para evitar danos da tinta por temperaturas extremas, recomendamos que continue a ler.



Como conservar os tinteiros

Para obter os melhores resultados nas suas impressões, recomendamos que, de forma geral, siga estes passos:



  • Mantenha os tinteiros na caixa sem tirar os plásticos até que sejam usados
  • Que a temperatura de armazenamento ronde os 20ºC
  • Que o intervalo de humidade não seja inferior a 20% nem superior a 80%
  • Não colocar os cartuchos diretamente por baixo de luz solar ou artificial


Como proteger os cartuchos de frio


A temperatura afecta directamente o estado da tinta líquida, pelo que assim está exposta a temperaturas muito baixas e pode modificar bastante a qualidade da tinta.

Um tinteiro exposto a un frio extremo pode provocar a obstrução do cabeçal ou fazer com que a textura da tinta se deteriore. O excesso de humidade também prejudica, não só os consumíveis, mas também os equipamentos de impressão.

Em caso de colocar as impressoras em lugares onde podem ser afetadas por baixas temperaturas, será recomendável fazer uso de um termóstato ou um desumificador para regular a humidade do ambiente.



Como conservar os cartuchos no verão


Conservar os tinteiros no verão é muito mais complicado já que as altas temperaturas não são boas companhias para a tinta líquida. Durante esta época, na maioria dos casos, muitos utilizadores deixam de imprimir ou reduzem em grande medida o uso diário, por isso queremos dar-lhe conselhos para evitar que os tinteiros sequem.



Imprimir de vez em quando


É aconselhável imprimir um par de páginas pelo menos cada semana para evitar que a tinta seque. Quando estiverem instalados e usados, devido ao ar quente a que estão expostos, acontece que a tinta residual que fica na zona do cabeçal seca e pode ser muito complicado voltar a imprimir novamente.



Guardar os tinteiros


Se vai deixar de imprimir durante um tempo prolongado e tem os tinteiros colocados na impressora, retire-os e guarde-os corretamente.



Recomendamos um truque para guardar os seus tinteiros uma vez depois de abertos.
  • Coloque num recipiente hermético de plástico o tinteiro (com os injectores para cima) junto a uma esponja ou pano húmido (sem empapar). Isto vai ajudar a que o ambiente não perca a humidade necessária para que não seque a tinta.
  • Guarde-o num lugar fresco, longe de fontes de luz solar ou artificial.


Dica: Se o tinteiro tem a cabeça de impressão incorporada, como acontece em muitas impressoras HP ou Canon, aconselhamos colocar a tampa de proteção que retirou ao instalá-lo. Se não tem tampa protectoraou são tinteiros que não a trazem por defeito, quando voltar a colocar os tinteiros, passe um pano húmido por los pelos injectores antes de inseri-los.
tampa protetora do tinteiro


Como optimizar o rendimento dos seus

Faça a limpeza da impressora


Para garantir a correta manutenção da impressora, recomendamos que faça uma limpeza da impressora, especialmente se esteve um período de tempo sem imprimir. É conveniente fazer uma limpeza de cabeçais de vez em quando.

Vai obter uma prova de impressão que mostra a qualidade da tinta.

Nota: lembre-se de que as limpezas de menutenção gastam tinta, por isso não é aconselhável abusar delas.


Com estes conselhos para conservar os consumíveis poderá manter a tinta em bom estado e evitar que se sequem os tinteiros.


  • Cash on Delivery
  • MultiBanco
  • Visa Logo
  • Mastercard Logo
  • Maestro Logo
  • PayPal Logo
  • Bancaria
  • MRW
© 2011 - 2021 Cartucho.pt- Tinteiros - Toner
Versión: 080921181842.74